terça-feira, 1 de outubro de 2013

Saiba ler bem as imagens das provas do Enem



Uso constante de imagens nas provas do Enem do ano passado como tirinha do Garfield, capa de disco da banda Os Mutantes, foto de uma escultura de Aleijadinho, charges contemporâneas e do tempo de Luís XIV, gibi do Capitão América, fotos de períodos históricos, peças publicitárias, quadro do espanhol Pablo Picasso, foram fundamentais para o estudante encontrar a resposta certa.

Com questões fortemente vinculadas à vida cotidiana, o exame costuma recorrer a imagens para formular perguntas. Reunimos algumas dicas sobre como interpretar essas imagens.

Fotos
Fotografias registram um momento. Podem ser de um fato que estava acontecendo ou mesmo apresentar os personagens de forma posada.
Se a imagem traz pessoas, busque pistas nas expressões dos rostos para ter informações sobre seu estado de espírito. Confira também as roupas, para ter uma ideia da época e de quem são as pessoas — alguns profissionais usam uniformes ou vestimentas características.
Frequentemente, as fotos trazem dizeres, seja em cartazes ou placas — não os ignore. Em fotos de lugares, busque pistas na paisagem. Às vezes, é possível identificar períodos históricos ou épocas do ano.
Pinturas
Os períodos artísticos têm grande vínculo com fatores históricos e sociais da época em que se consolidam. Por isso, para interpretar uma pintura, é importante situá-la no tempo e no espaço.
O estudante precisa saber de quando é a obra e ter noção de quem é o autor para, então, ver onde ela está inserida. Uma obra dos anos 1920 é uma coisa. Uma dos anos 1960 é outra.
Ao identificar a época, o estudante deve buscar referências do período. No início do século 20, por exemplo, surgiram as vanguardas europeias, influenciadas pela máquina e pela guerra.
Charges
Charges costumam estar relacionadas a acontecimentos do cotidiano contemporâneo. Em geral, trazem algum tipo de crítica social, em tom humorístico.
O estudante que não está bem informado sobre fatos recentes corre o risco de não entender uma charge por desconhecer o tema central dela.
Peças publicitárias
Propagandas são criadas com um objetivo claro: vender um produto ou uma ideia para alguém. Procure identificar o que está sendo vendido e qual é o público-alvo da peça publicitária.
É necessário ter em mente que o objetivo de uma propaganda é convencer. A publicidade sempre serve para abordar funções da linguagens em uma prova.
Tiras
Também com forte foco no humor, as tiras trazem mais elementos por apresentarem uma transição de ações, já que estão organizadas em alguns quadrinhos. Podem ser menos vinculadas a fatos recentes e costumam abordar assuntos mais atemporais.
Conhecer um pouco a obra de um autor ajuda na compreensão, porque o estudante fica familiarizado com o estilo. Quino (criador da personagem Mafalda), por exemplo, tem temáticas recorrentes.
Além do desenho, é fundamental o candidato ficar atento aos diálogos: É importante lembrar que os elementos gráficos raramente mostram a resposta isoladamente, mas, sim, em conjunção com o que está escrito.