quinta-feira, 14 de novembro de 2013

ProUni, você sabe como funciona ?






O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado pela MP n 213/2004 e institucionalizado pela Lei n 11.096, de 13 de janeiro de 2005. O programa tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de baixa renda, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior, oferecendo, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas instituições que aderirem ao Programa.


Como participar?


Para conseguir uma bolsa integral, o candidato deverá comprovar que possui renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa. Da mesma forma, um aluno que possui renda familiar de um salario mínimo e meio até três salários mínimos por pessoa terá direito a concorrer a uma bolsa parcial (50%). Para calcular a renda familiar você deve somar todas as rendas das pessoas que mora na mesma casa que você: pai, mãe, filho, padrasto, madrasta, tio, tia, avô, avó, etc., em seguida você deve dividir o valor da renda total pelo número de pessoas que moram na sua casa. 
Além disso, caso você consiga uma bolsa parcial, poderá financiar os outros 50% através do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Quando posso me inscrever?


O programa realiza dois processos seletivos, um no primeiro semestre e outro no segundo semestre. Como só há uma edição do ENEM, você poderá participar dos dois processos com a mesma nota do exame, porém, a participação no exame é indispensável.

                                                                                                                            Fonte: Mundo Vestibular