terça-feira, 5 de agosto de 2014

Dom Casmurro

Sobre o autor
Machado de Assis conseguiu como poucos desentranhar dos acontecimentos políticos de seu tempo o significado humano mais profundo. Assim, o ambiente aparentemente pacífico da vida institucional brasileira da segunda metade do século XIX escondia a violência da escravidão e do sistema de troca de favores que norteava a relação entre ricos e pobres. Ao falar do Brasil, Machado desnudava o ser humano em sua miséria moral. E construía a obra mais genial de nossa literatura.

Importância do livro 
A temática da traição, presente em Dom Casmurro é instigante por si só. A traição conduz o ser humano aos limites da racionalidade e à beira da perda da razão. No entanto, o traço fundamental da obra é o questionamento da verdade, entendida como um dos edifícios do realismo a que o próprio escritor pertencia. A intensidade desse diálogo – com o tempo, com as emoções humanas e com a arte – faz de Dom Casmurro um romance de releituras sempre proveitosas. 

As marcas mais evidentes do estilo machadiano estão presentes no livro: a digressão (suspensão da narrativa para o desenvolvimento de reflexões paralelas), a metalinguagem (discurso sobre a própria arte) e o diálogo com o leitor, quase sempre conduzido com fina ironia. 
Período histórico
O Brasil da segunda metade do século XIX era uma economia em formação e em transformação. O estabelecimento de bases capitalistas relativamente modernas convivia, e conviveria ainda por muito tempo, com a persistência de hábitos e pensamentos conservadores.

Personagens Principais:
- Bento Santiago: narrador e protagonista, conta a história de sua vida, focalizando o adultério de que se acha vítima. 
- Capitu: moça pobre que se torna namorada e posteriormente esposa de Bento. 
- Escobar: o melhor amigo de Bento, compõe com Capitu o triângulo amoroso em que o narrador vê sua vida transformada. 
- Sancha: esposa de Escobar e melhor amiga de Capitu. 
- D. Glória: mãe de Bento, superprotetora e controladora, mandou o filho para o seminário para cumprir uma promessa. 
- José Dias: agregado que troca sua sobrevivência por bajulação. 
- Prima Justina: dependente financeira de D. Glória. 
- Tio Cosme: irmão de D. Glória, também dependente dela.