quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Para uma boa redação, um bom RASCUNHO!

Quando você escreve uma redação, geralmente ela fica cheia de rabiscos, certo? Isso acontece porque, ao longo do texto, você mudou de ideia quanto a esse argumento, escreveu uma palavra errada aqui e ali, separou o sujeito do verbo com vírgula e, por isso, teve que riscar algumas coisas.

É normal passar por isso na hora de redigir um texto, mas entregar uma redação com tantas rasuras pode fazer com que o corretor tenha dificuldades em lê-la, algo que nenhum candidato deseja, porque pode diminuir sua nota. Para evitar essa perda de pontos, antes de escrever seu texto definitivamente na folha pautada, faça um rascunho.

Você deve estar se perguntando: “mas a prova é composta por 90 questões sobre Linguagens e Matemática e a redação. Dá para fazer tudo isso e ainda um rascunho?” É verdade que tempo é um artigo precioso durante a prova, contudo, se você administrá-lo bem, dá tempo sim. Deixando uma hora para redigir sua dissertação e cerca de 3 minutos para cada questão, você conseguirá escrever seu rascunho com calma e ainda passá-lo a limpo.


Ainda não se convenceu? Pois saiba que fazer um esboço ajuda a desenvolver melhor suas ideias, dando a possibilidade de editá-las e melhorá-las.


A professora Andrea Lanzara, do Cursinho da Poli, em São Paulo, vai além. Ela julga essencial que o aluno faça um plano de texto, ou seja, um pré-rascunho, e justifica: “toda vez que você tem que 
mostrar uma base argumentativa sobre uma tese é necessário que você planeje como você vai argumentar.”


Desta forma, antes de fazer seu rascunho, coloque na ponta do lápis tudo o que pensou sobre o tema e tente a partir disso criar uma a estrutura para o seu texto. Agrupe ideias semelhantes e organize-as para que seus parágrafos tenham uma sequência lógica e coerente. Para isso, você pode, por exemplo, fazer uma lista, separando introdução, parágrafo 1, parágrafo 2 e conclusão. Abaixo de cada um deles, anotar qual é a mensagem principal e algumas ideias que a apóiem. Pronto, seu esboço foi finalizado.


Depois de organizar seus pensamentos e decidir quais são seus argumentos, mãos à obra. Não se esqueça de que se trata de um texto dissertativo e, por isso, você deve seguir as normas esperadas para esse tipo composição, como não escrever em primeira pessoa do singular.


Sobre o Enem 2014

Enem 2014 será realizado nos dias 8 e 9 de novembro e tem 8,7 milhões de candidatos inscritos. O exame é utilizado na seleção de todas as universidades federais, pré-requisito para o acesso a programas como Ciência sem FrontreirasProuni e Fies. Além disso, o Enem certifica a conclusão do ensino médio.