quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Dicas de redação



Creio que todo estudante sabe que a nota da redação do ENEM representa 50% do resultado total da prova. Se você não sabia precisa ficar mais esperto!

É de se esperar que todo estudante que se preze sabe que uma redação tem como estrutura introdução, desenvolvimento e conclusão. Se a essa altura do campeonato você não tinha conhecimento disso reze e corra com urgência até um professor e escute a “bronca” para você não desistir da prova.
Aqui vão algumas dicas importantes para escrever uma boa redação:

1-      Pelo Amor de Deus não escreva receita de molho de macarrão e nem hinos do seu time favorito ou coisa do tipo em sua redação, pois o Ministério da Educação (MEC) divulgou um novo edital, prometendo uma prova mais rigorosa neste ano além de contratar 8 mil corretores, contra 5 mil do ano passado.

2-      .Centralize o título na primeira linha, sem aspas e sem grifo. O título pode apresentar interrogação desde que o texto responda à pergunta. Se o seu texto não responder a pergunta isso é mesmo que pedir para morrer.

3-      Não ultrapasse as margens (direita e esquerda) e também não deixe de atingi-las. Tenha organização “caramba”!

4-      Evite rasuras e borrões. Caso você erre, deverá anular o erro com um traço apenas. Ninguém merece ler algo sujo, não seja porco!

5-      Apresente letra legível. Você ainda não é médico para ter uma letra tão horrível!

6-      Evite exceder o número de linhas pautadas ou pedidas como limites máximos e mínimos. Com outras palavras: não fique enchendo lingüiça na hora de escrever todo mundo sabe quando alguém fala de algo que não sabe.

7-      Utilize apenas caneta preta ou azul. Para que “peste” você vai levar caneta vermelha?

8-       O rascunho pode ser feito a lápis e rasurado. Mas a redação tem que ser feita de caneta. Presta atenção!

9-      Palavras Estrangeiras se estiverem incorporadas aos hábitos linguísticos devem vir sem aspas. Ex: marketing, merchandising, software, dark, punk, status, offlce-boy, hippie, show etc. Só escreva tais palavras se você tiver certeza ou vão te chamar de um burro estrangeiro.

10-  Números: para indicar idade, escreva por extenso até o nº 10. Do nº 11 em diante use algarismos. Você pode correr o risco de escrever “seiçentos” com ç de forma que o correto é seiscentos!


Apesar das brincadeiras redação é coisa séria e pode ser uma grande aliada para a realização de seus sonhos.