segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Manter a calma para realizar uma boa prova



Muitos estudantes experimentam o sentimento de nervosismo antes de uma prova. Isso é algo bastante comum, porém nem todos conseguem lidar com isso da maneira correta. Pode parecer complicado, mas você deve ser capaz de controlar a sua ansiedade e manter a calma.

Um sinal de nervosismo pode causar o aparecimento de outros sintomas piores. Suas mãos podem suar, sua boca pode ficar seca, pode ter dor de barriga ou até mesmo anciã de vômito. Mas isso não é motivo para preocupação. Se você deseja evitar esses tipos de reação do nervosismo na prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), confira algumas dicas para manter a calma no dia do exame.

Como manter a calma no Enem: 1. Beba água
De acordo com estudo da Universidade de East London, na Inglaterra, estudantes que bebem água durante exames aumentam suas chances de conquistar notas mais altas. A pesquisa ainda sugere que consumir água pode ter um benefício psicológico sobre o raciocínio, além de aliviar a ansiedade e o nervosismo.
 
Como manter a calma no Enem: 2. Faça alongamento
A grande dificuldade para o corpo nesses exames é aguentar o longo tempo sentado. O alongamento e a postura correta ao sentar são as grandes "armas" que podem preparar o corpo para suportar toda a pressão e o nervosismo que serão exercidos sobre o corpo durante a prova.
 
Como manter a calma no Enem: 3. Coma chocolate
Comer chocolate pode ajudar no seu desempenho no Enem. O ideal é o chocolate meio amargo, pois possui 70% de cacau, onde está todo o "milagre" da coisa. Além de relaxar, o cacau é rico em feniletilamina, substância que é produzida pelo próprio cérebro e que ativa a memória.


As dicas são simples e fáceis de aplicar. Não seja você mesmo o seu maior inimigo na hora de realizar a prova; faça com antecedência exercícios de respiração, alongamento e tente ouvir músicas que te façam relaxar antes da prova. Uma boa noite de sono é ideal e também é sugerido que não tente fazer resumos antes de começar a prova, pois sua mente ficará esgotada antes do tempo.